30 novembro 2008

Rua José Falcão









Espaço comercial
com a dignidade de
uma livraria, também
não sabe cuidar da sua imagem...
Posted by Picasa

27 novembro 2008

O híman que atrai gente ao Parque do Covêlo


Posted by Picasa
Há quantas dezenas de anos estas ruínas estão aqui? Ao menos, rentabilizem-nas, inventem uma história qualquer para as tornar "interessantes".

26 novembro 2008

Em breve, uma experiência

Brevemente, penso seleccionar uma rua ao acaso, que não seja demasiado grande, e fotografar todas as casas que se encontrem em adiantado estado de degradação. É uma forma diferente de avaliar o impacto da falta de dinamismo da Sociedade de Reabilitação Urbana. É um trabalho gigantesco, complicado, deve reconhecer-se, mas ao ritmo que está a ser feito, não dá para levar a sério, é quase uma provocação.
As fotos que aqui tenho apresentado não incluem algumas que mostram estar desabitadas há longo tempo mas que, ainda não estão completamente obsoletas, de contrário, o rol aumentava para mais do dobro.

Na Rua do Visconde de Setúbal


Posted by Picasa

25 novembro 2008

24 novembro 2008

Hai-Kai para o Outono


Outro Outono
no chão entre as folhas
sonhos de verão
(Ricardo Silvestrin)
Fim do dia
porta aberta
o sapo espia
(Alice Ruiz)
Posted by Picasa

Rua António Cândido II



Defronte do mamarracho da foto anterior, em António Cândido, convive esta bela moradia.

Não se pode dizer que disfruta de "belas vistas"
Posted by Picasa

Na Rua António Cândido



Esta "obra-prima" de bandalhice urbanística está patente na Rua António Cândido, no cruzamento com a Rua Joaquim Kopke e Cantor Zeca Afonso.
Se testemunhos preciso fossem, a "hera" trepadora está à vista de todos, conseguindo elevar-se do solo ao segundo piso e até penetrar pela janelas com vidros partidos para o interior do edifício.
Muito provavelmente, trata-se de mais um outro proprietário «anónimo», descansado, à espera que alguém lhe pague um Euromilhões, por esta ruína. O Estado, como sempre, nada decide sobre estas situações. É cumplíce.
Posted by Picasa

D. Manuel II - vista de museu

21 novembro 2008

Na Rua da Fábrica

Duas partes do mesmo prédio. Em baixo um estabelecimento fechado, como muitos outros, no centro da cidade, testemunho do estado de abandono a que o Porto está sendo sujeito. Se os políticos de cá "fogem" todos para Lisboa, e os que cá estão pouco fazem, que outra coisa podíamos esperar?
Posted by Picasa

Vísceras dos Aliados