26 agosto 2009

Rua da Alegria














Esta variedade de soluções [vidros de diferente tipo e cor] para a entrada de luz pela parte inferior do prédio é muito original...

Além disso, um dos vidros exibe um excêntrico buraco para a entrada de ar natural. Foi tudo pensado, não há dúvida.
Posted by Picasa

25 agosto 2009

Foz do Douro-Gaveto na Rua Sra da Luz

Esta não é uma Casa do Porto, é uma ex-casa do Porto.
Os jovens e muitos dos menos jovens não conheceram este bonito prédio. Foi ingloriamente abatido há não sei quantas dezenas de anos e substituído por um buraco no solo, escondido por uma vedação ordinária, e assim se tem mantido todos estes anos, sabe Deus até quando. Quero acreditar que hoje este "assassinato" não teria sido autorizado, ou estarei a ser ingénuo?

Laissez faire, laissez passér



Uma destas casas geminadas [a da esquerda na foto], aparenta estar habitada e em razoável estado de conservação exterior. A outra ao lado já acusa vestígios notórios da degradação.

É uma rotina de bandalheira urbanística à qual nem o «impoluto» Dr. Rui Rio consegue fazer a diferença. É o laissez faire, laissez passer de sempre, também dos políticos de hoje...
Posted by Picasa

21 agosto 2009

uma casa de terror em plena Santa Catarina...

... com os indispensáveis grafitos, para turista admirar.
Posted by Picasa

20 agosto 2009

Largo do Dr. Pedro Vitorino (à Sé)

Posted by Picasa


podemos imaginar o orgulho tripeiro do nosso dinâmico edil, só de imaginar o que os turistas pensarão destas imagens, mesmo em frente da Sé Catedral do Porto

19 agosto 2009

Sempre, alegremente, a rua da Alegria,


exibe, com orgunho e altivez, estes espectáculos urbanísticos onde os grafitos dão o seu toque de classe. Lastimável! Passam-se anos, uns atrás de outros, e ainda há autarcas com «coragem» para justificarem estas barbaridades. Este, é um daqueles prédios que, pela sua beleza arquitectónica, devia preservar-se com o maior zêlo e carinho. Quem é o proprietário, sabem? Dão-se alvísseras a quem descobrir.

ps.este prédio foi um dos primeiros que fotografei quando resolvi criar este blogue. Já se passou mais de um ano, mas podem crer que muitos mais se passarão e assim permanecerá. Até que algum negócio da China faça acordar da hibernação os respectivos responsáveis.
Posted by Picasa

18 agosto 2009

Praça dos Poveiros


A praça, já por si, não era muito bonita e a intervenção do Porto 2001 ainda a piorou. Edifícios como os da foto estão longe de contribuir para a sua beleza. A sua localização central bem justificará uma terapia urbanística que lhe restitua a dignidade a que tem direito.

Jardim de S.Lázaro

O reverso da medalha. Este monstrengo indecoroso a pedir demolição está indiscutivelmente a destoar do enquadramento do bonito jardim.

Jardim de S.Lázaro

Bonita fachada do edifício que julgo ter sido Escola Superior de Belas Artes e, mais tarde, Universidade Portucalense.

o aspecto decadente e triste da Rua da Alegria

Posted by Picasa

17 agosto 2009

Ruas Julio Dinis / Campo Alegre

Numa zona moderna do Porto, num clima urbano limpo e agradável, surge esta chaga no estado que a foto documenta. Serão insolúveis os problemas (jurídicos?) que obrigam a manter este nojo, ou trata-se simplesmente de desinteresse e desleixo municipais?

14 agosto 2009

Na rua da Constituição...

... está este hino à arquitectura nacional! Não terá mais de 30 anos. Terá sido provavelmente construído por um empreiteiro, ou por um daqueles «engenheiros» socratianos, no final da década de setenta. Observando-o, podemos imaginar o sentido estético e de cidadania, do tipo de pessoas que o autorizaram e conceberam. Deslumbrante!
Posted by Picasa

07 agosto 2009

Não é tão cedo que me livro de fotografar ruínas

Clique sobre a imagem para ler
Tomando como correctas estas informações, transmitidas ao semanário Grande Porto, o meu trabalho, que nem sequer remunerado é, está longe de terminar. Seis mil casas em risco de ruir?
Acho que vou de férias.

Na alegre rua da Alegria...


...quer comprar? É «barato».
Posted by Picasa

06 agosto 2009

Praça Carlos Alberto

Prédios renovados. Gosto do visual. Pena que a ruína da qual se vê uma pequena parte à direita, não tenha sido incluída na recuperação.

Praça Carlos Alberto

Contraste chocante. Degradação em Carlos Alberto, bem perto das lindas igrejas do Carmo e das Carmelitas.

Rua de Sanra Catarina

Posted by Picasa