09 outubro 2008

A treta das rendas congeladas



Quando o caos acontece (a crise económico-financeira global, está aí), os experts na matéria, aqueles mesmos que antes tratavam quem os criticava com sobranceria e desprezo, de repente, revelam-se cordeirinhos anódinos e descem à classe dos pedinchas. É assim. Uma vez que a "sabedoria" decide confessar-se, humilhar-se quase, não há problema, os países nacionalizam a banca!

Esquece-se, porém, de um detalhe: de recuperar para o Estado os balúrdios que se pagaram a estes crápulas durante anos a pretexto das suas "altas" responsabilidades!

As centenas de casas degradadas que o Porto exibe, são uma história que pode ter contornos semelhantes e são devidas a vários factores. Uns, consideram que a congelação das rendas aos senhorios durante anos a fio é uma delas, mas não explica tudo. Não explica a falta de vocação ou sentido de responsabilidade dos senhorios com a conservação das suas propriedades. Tudo tem um início, e quando as rendas foram atraentes para os senhorios (o que significa que ganharam com elas), abdicaram pura e simplesmente de cumprir com esses deveres, deixando as casas entregues a si mesmas ou à manutenção obrigatória dos interiores por parte dos inquilinos.

Tenho a certeza que, à imagem do que aconteceu com as gasolineiras que andaram durante anos a "gritar" pela liberalização dos preços para "beneficiar o consumidor", e agora se portam como verdadeiros agiotas, se for dada rédea longa aos senhorios, o resultado final acabará por ser semelhante. Vai uma aposta?


Posted by Picasa

1 comentário:

Anónimo disse...

Quando é que as rendas foram atraentes para os senhorios? Em que ano? As leis de congelamento de rendas remontam a 1910.